Oportunidades de investimento imobiliário na nova normalidade

Oportunidades de investimento imobiliário na nova normalidade

Crises são momentos de oportunidade; A crise de saúde do Covid-19 causou uma mudança de mentalidade ao comprar e investir em residências, terciário, varejo e escritórios.

EFEITOS IMEDIATOS DA CRISE DA SAÚDE

No mercado residencial, espera-se um aumento na demanda por apartamentos maiores, com espaço para estudo / escritório, além de casas com terraço e jardim. Isso causará um aumento nos preços e novas construções dessas casas em locais distantes do centro urbano.

Construir para alugar, residências e apartamentos estudantis, coliving, constituem uma nova tendência para encontrar oportunidades de investimento imobiliário.

A conversão de apartamentos de aluguel turístico para aluguel de longa duração deve facilitar a entrada de jovens na casa.

Em relação aos escritórios, por um lado, as empresas descobriram que o teletrabalho é uma fórmula que pode ser mantida, para que a demanda das empresas por espaços físicos possa ser reduzida.

Por outro lado, aumentará a demanda por espaços de coworking e escritórios, maiores para promover o distanciamento social e que possuam medidas de segurança e higiene que garantam a saúde dos trabalhadores.

O estoque de empréstimos não pagos do setor imobiliário, em antecipação ao aumento das inadimplências, deverá atingir um valor de 100.000 milhões de euros.

PARECERES SOBRE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

Após o investimento imobiliário cair 75% em março, três meses depois, espera-se uma recuperação no número de transações.

Os mais otimistas preveem que o ano terminará com um volume semelhante ao do ano anterior (500.000 casas vendidas em 2019); outros, por outro lado, preveem uma redução de 35% nas operações, com uma queda de 6% no preço da habitação (bankinter), devido ao atraso na tomada de decisão de compra.

Em geral, acredita-se que a dívida imobiliária seja um bom investimento, com retornos de 20%, muito acima da dívida soberana e sem a volatilidade dos mercados de ações.

Em residências, salvando as tipologias mencionadas acima de residências maiores, com espaços para escritório, terraço ou jardim, a redução na demanda levará a um reajuste de preços, fazendo com que os vendedores abaixem seu preço de venda para ajustar-se a expectativas dos compradores.

Nelson Arno Muller Nelson Arno MullerNelson Arno Muller é sócio-proprietário das Imobiliárias Otimóveis e Otimoponto. Aqui no ImóveisBlog, escreve sobre suas experiências no mercado imobiliário e dá dicas de como comprar e vender imóveis.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades